terça-feira, 17 de abril de 2018

Etec Pedro Badran (São Joaquim da Barra) realiza 2ª. Reunião Pedagógica

Código: 094
Município: São Joaquim da Barra
Título: Reunião Pedagógica
Data: 14 de abril de 2018
Resumo:

No último sábado foi realizada a 2ª Reunião Pedagógica na Etec Pedro Badran. A diretora, Profª Marlene apresentou o índice de frequência por componente curricular/curso e teceu considerações/realizou análises junto aos docentes a respeito de possíveis causas dos cursos em que há frequência média baixa, foram realizadas análises sobre possíveis intervenções nas quartas-feiras no segundo bloco(futebol) e sexta-feira, dias em que mais há falta de alunos.

Foi apresentado pela diretora o índice de perdas atual das turmas e os presentes informados que, para esse vestibulinho, as habilitações diagnosticadas como “avaliação”, são aquelas que possuem perda de 20 a 29,99% do número de matriculados em relação ao módulo anterior ou dos matriculados no 1º módulo em relação às vagas oferecidas e/ou, perda acumulada de 30 a 39,99% das perdas entre o último módulo da turma e as vagas oferecidas. Ou ainda com as duas últimas ofertas abaixo de 1,5 candidatos/vaga na inscrição e/ou 1,2 candidatos por vaga, no dia do exame e/ou na matrícula. No momento a Etec Pedro Badran está com duas turmas em avaliação, sendo: o Técnico em Informática, referente a perda/evasão entre o 1º e 2º módulo e o Técnico em Eletroeletrônica, referente a perda/evasão entre o 3º e 4º módulo, além de perda/evasão acumulada no geral.

O coordenador pedagógico orientou os presentes a respeito do cumprimento da progressão parcial dentro do prazo de 60 dias e utilizando instrumentos de avaliação diversificados e diferentes daqueles utilizados nas avaliações anteriores e, conforme seus PTDs, registrar no NSA tanto no conteúdo quanto na realização das avaliações, a recuperação contínua.

Os presentes foram informados pela direção a respeito das datas do vestibulinho para o 2º semestre, sendo estas: de 24/04 até às 15h do dia 25/05/2018 – inscrições. 19/06/2018 - 24/06/2018 - prova. Foi solicitado a todos colaboração na divulgação e nas ações a serem realizadas.

o coordenador pedagógico capacitou os presentes a respeito de metodologias e processo de avaliação. Destacou-se que a avaliação é um processo contínuo, que deve ser realizado através de instrumentos diversificados e que devem ser escolhidos a partir do estudo da competência indicada no plano de curso. Sobre o método com que se avalia foi considerado que, sabendo o que o aluno precisa aprender e como essa aprendizagem pode ser percebida é possível verificar os elementos que indicam o domínio da competência ou da aprendizagem. Portanto orientou-se que, a avaliação de competências utiliza metodologias ativas, que permitem que o aluno mobilize conhecimentos, habilidades e valores. O coordenador pedagógico orientou a respeito da data de entrega das notas no NSA e sobre o preenchimento correto do documento deliberação 155 do sistema NSA.

O orientador educacional, Prof. Rademaker, apresentou o resultado da pesquisa sobre bullying realizada com os alunos do Ensino Médio e ETIM, apresentou o perfil profissional do ensino técnico e o resultado da pesquisa realizada com o ensino técnico. em seguida, capacitou os docentes sobre o respeito as diferenças e em como lidar com a heterogeneidade de nossos alunos, incluindo necessidades especiais, gêneros e transtornos.

Ricardo de Moraes
Coordenador Pedagógico

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Prof. Rademaker Siena e Prof. Ricardo de Moraes


 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário