quinta-feira, 12 de abril de 2018

Etec Pedro Badran (São Joaquim da Barra) realiza Reunião Pedagógica

Etec Pedro Badran
Código: 094
Município: São Joaquim da Barra
Título: Reunião Pedagógica
Data: 06 de fevereiro de 2018.
Resumo:

A diretora, Profª. Marlene, recepcionou os professores, bem como realizou a apresentação dos docentes que iniciaram suas atividades e a equipe de gestão. Também foi apresentado aos presentes as atribuições dos coordenadores de curso, coordenador pedagógico, orientador educacional, diretor de serviço administrativo, diretor de serviço acadêmico, assistente técnico administrativo e auxiliar docente (conforme quadro disponibilizado pelo geped) e em seguida, o coordenador pedagógico apresentou um vídeo sobre os resultados dos projetos desenvolvidos no ano letivo de 2017.

O ATA, Prof. Carlos explanou sobre a lei do estágio focando estágio obrigatório e não obrigatório, obrigações das instituições, obrigações das empresas, agentes de integração, duração de estágio, bolsa auxílio, acompanhamento e supervisão, papel das relações institucionais, relatórios de acompanhamento e como ser um orientador de estágio.

Em seguida o coordenador pedagógico orientou os docentes sobre a construção dos planos de trabalho docente de forma interdisciplinar e utilizando procedimentos didáticos diversificados, instrumentos de avaliação e/ou critérios de desempenho que estabeleçam estratégias precisas para que esse trabalho seja realizado de forma planejada, organizada e articulada entre os componentes curriculares.

O coordenador pedagógico orientou ainda para que os PTDs fossem elaborados através de análise e reflexão do perfil discente encaminhado aos docentes, de maneira que fossem respeitadas as situações novas e realizando um planejamento didático mediante o perfil e características da turma em questão. Os docentes também receberam orientação sobre a inclusão do PTD no sistema NSA.

O coordenador pedagógico Prof. Ricardo apresentou oralmente dados referentes ao seu projeto de coordenação, foram apresentadas as análises realizadas e os cursos que farão parte da meta de sucesso escolar. Foram sugeridas algumas metodologias diferenciadas como a PBL (aprendizagem baseada em problemas) onde o foco do ensino passa a ser o aluno, que deixa de exercer o papel de receptor passivo das informações transmitidas por seus professores. nessa linha de raciocínio foi sugerida a utilização de metodologias ativas. também foi sugerido o uso do recurso aprendizagem significativa, pois, para a neurociência, aprendemos melhor aquilo que tem um significado para nós, quando estamos envolvidos com algum tema. nesse sentido o ensino prático, investigativo e onde o aluno é protagonista do processo tem alcançado maior índice de sucesso escolar.

Foram destacadas algumas considerações a respeito de ensino integrado e a justaposição de dois currículos distintos (ensino médio e educação profissional). Os professores foram levados a uma reflexão sobre caminhos para uma verdadeira integração como o protagonismo juvenil e a integração por projetos e a necessidade da interdisciplinaridade. Foi salientada a importância do trabalho com projetos interdisciplinares, e lembrou-se aos docentes a excelente oportunidade que acontece através dos TCCs, da feira tecnológica EXPOBADRAN e das semanas temáticas e que para facilitar a transmissão e a absorção do conhecimento, os seres humanos dividiram o conhecimento em vários compartimentos, comumente chamados de disciplinas. essas formas de classificar o conhecimento são artificiais: raramente um problema se encaixa unicamente dentro dos limites de uma só disciplina. Por isso, quando nos propomos a estudar problemas reais, em vez dos conteúdos geralmente demarcados para uma disciplina, acabamos tendo que adotar uma abordagem interdisciplinar.

O coordenador pedagógico falou sobre a necessidade do uso de metodologias diversificadas e adequadas ao ensino das competências previstas. Houve reflexão sobre o processo de ensino que deve ser articulado com a experiência social do aluno afim de que haja a possibilidade de elaboração pessoal e o domínio efetivo do conteúdo, conhecimento, o ensino não pode se limitar à memorização e repetição de fórmulas e regras e sim possibilitar a compreensão teórica e prática através de conhecimentos e habilidades, obtidas na aula ou obtidas em situações concretas da vida cotidiana. Foi sugerido o uso de metodologias como: aula dialogada, brainstorming, mapa mental, SCAMPER, PNI, analogias, seminários, visitas técnicas monitoradas, trabalhos de pesquisa, debate, atividades práticas em laboratórios e oficinas, seis chapéus, mindstorming e realização de projetos interdisciplinares.

Foram apresentados os gráficos dos conselhos de classe final do 2º semestre 2017 onde foi detectado um índice elevado de alunos reclassificados pelo conselho, a grande maioria destes, com frequência insuficiente. Para melhorar esse índice será realizado um trabalho envolvendo toda a equipe docente e de gestão. Os docentes foram instruídos a considerar a frequência discente e a insistir em orientar os alunos sobre a importância da frequência e a valorizá-la mediante a diversificação das avaliações e considerar a participação discente durante as aulas.

Prof. Ricardo de Moraes
Coordenador Pedagógico

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Prof. Ricardo de Moraes / Prof. Rademaker Siena


 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário