quinta-feira, 30 de março de 2017

Alunos da Mecânica desenvolvem primeira etapa do projeto Construir e criar - Etec Antônio de Pádua Cardoso (Batatais)

Etec Antônio de Pádua Cardoso
Código: 030
Município: Batatais
Título: Alunos da Mecânica desenvolvem primeira etapa do projeto Construir e criar
Data: 03 de março de 2017 a 28 de março de 2017
Resumo:

Os alunos dos 3.º e 4.º módulos da Habilitação Profissional de Técnico em Mecânica, da Etec Antônio de Pádua Cardoso, concluíram a primeira etapa do projeto “Construir e Criar” que consiste em projetar lixeiras funcionais para utilização na Unidade Escolar.

No dia 07/03, aconteceu uma reunião com os alunos dos 3.º e 4.º módulos do curso para apresentação do projeto, discussão de ideias e divisão das atividades. Os alunos do 3.º módulo ficaram responsáveis por projetar as lixeiras e os alunos do 4.º módulo pela fabricação das mesmas.

No dia 28/03, já com as lixeiras projetadas, professores e alunos reuniram-se novamente para sorteio dos projetos e maior integração entre as equipes que construirão as lixeiras. Também fora discutido sobre processo de fabricação e verificação se os projetos do 3° MA são sustentáveis, viáveis economicamente e se há possibilidade de fabricá-los no laboratório de mecânica. Tais projetos também serão avaliados pelos professores Daniel, Luís Otávio e Guilherme.

Ivana Picinato B. de Castro
Coordenadora Pedagógica
Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Luís Otávio Biato Neto


 







Alunos do 1.º Mecânica visitam empresa batataense H2O Jet - Etec Antônio de Pádua Cardoso (Batatais)

Etec Antônio de Pádua Cardoso
Código: 030
Município: Batatais
Título: Alunos do 1.º Mecânica visitam empresa batataense H2O Jet
Data: 22 de março de 2017
Resumo:

No dia 22 de março de 2017, os alunos do 1.º módulo da Habilitação Profissional de Técnico em Mecânica, da Etec Antônio de Pádua Cardoso, realizaram Visita Técnica à empresa H2O Jet, em Batatais.

Visitar empresas locais e regionais faz parte das atividades do projeto da Mecânica “Despertar para Ficar”, o qual busca despertar o interesse do aluno que, durante as visitas, vivencia teorias trabalhadas em sala de aula, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e mais atrativo.

A empresa H2O Jet realiza cortes de peça utilizando-se de água, assunto este tratado no 4.º módulo do curso, sendo apresentado antecipadamente aos alunos na visita realizada a fim de despertar o interesse dos mesmos e sua permanência no curso.

Segundo o Prof. Luís Otávio, os alunos, a princípio, não acreditavam que era possível cortar peças com jato de água e, após constatação oportunizada pela visita, solicitaram mais visitas técnicas com esse propósito.


Ivana Picinato B. de Castro
Coordenadora Pedagógica
Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Luís Otávio Biato Neto







quarta-feira, 29 de março de 2017

Participação no Evento “Estação Saúde” - Etec Manoel dos Reis Araújo (Santa Rita do Passa Quatro)

Etec Manoel dos Reis Araújo
Código: 083
Município: Santa Rita do Passa Quatro
Título: Participação no Evento “Estação Saúde”
Data: 24 de março de 2017
Resumo:

Os alunos da Habilitação Profissional em Técnico de Enfermagem, juntamente com os docentes da área e equipe gestora, participaram do evento “Estação Saúde”, promovido pela Associação Atlética Santa-ritense, da cidade de Santa Rita, no dia 24 de março de 2017, das 18 às 21h, nas dependências do próprio clube.

O objetivo do evento foi conscientizar a população sobre a prática da atividade física e os benefícios à saúde. Para isso, os discentes da Enfermagem realizaram teste de glicemia (destro) e aferição de pressão; essas informações foram anotadas em um formulário a ser discutido posteriormente pelo grupo e os resultados serão transmitidos aos organizadores para auxílio quanto à escolha de atividades e práticas esportivas.

Após os testes, todos os presentes participaram de algumas atividades no campo de futebol do clube: alongamento, abdominal, dança circular e zumba.

A participação dos alunos da Etec possibilitou a prática da teoria, além do contato direto com o “cliente”, favorável à percepção do futuro profissional.

Maria Salete Zufelato Vencel
Diretora da Unidade Escolar.
Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Maria Salete Zufelato Vencel






Capacitação NSA a docentes da Etec - Etec Manoel dos Reis Araújo (Santa Rita do Passa Quatro)

Etec Manoel dos Reis Araújo
Código: 083
Município: Santa Rita do Passa Quatro
Título: Capacitação NSA a docentes da Etec
Data: 25 de março de 2017
Resumo:

A equipe gestora, juntamente com o auxiliar docente de Tecnologia e Informação, promoveram uma Capacitação do Sistema NSA aos docentes da Etec “Manoel dos Reis Araújo”, no dia 25 de março de 2017, das 9h às 12h, no laboratório de Informática.

O objetivo do evento foi preparar e qualificar a equipe para o primeiro Conselho de Classe utilizando essa ferramenta. Coordenadores e docentes puderam compreender, tirar dúvidas e preparar-se para auxiliar os colegas de trabalho quanto ao preenchimento das planilhas de menções e, assim, com o auxílio da tecnologia, promover o processo de ensino e aprendizagem, buscando sempre melhorar a cada dia a atuação no ambiente de trabalho.

Maria Salete Zufelato Vencel
Diretora da Unidade Escolar.
Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Maria Salete Zufelato Vencel




Palestra sobre Nutrição no meio Esportivo - Etec Cel. Raphael Brandão (Barretos)

Etec Cel. Raphael Brandão
Código: 108
Município: Barretos
Título: Palestra sobre Nutrição no meio Esportivo
Data: 22 de Março de 2017
Resumo:

No dia 22 de março os alunos do curso Técnico em Nutrição e Dietética participaram de uma palestra proferida pelo Nutricionista Rene Leite.

A palestra tinha como objetivo demonstrar aos alunos outras áreas de atuação do Técnico em Nutrição e Dietética no meio acadêmico. O nutricionista mostrou um pouco sobre o funcionamento da Nutrição no meio Esportivo, possibilitando o aprofundamento na aquisição de conhecimento de nossos alunos.

No mesmo dia os alunos puderam ainda conhecer a ex-aluna Adalgisa que, a partir de sua formação técnica pode ingressar no mercado de trabalho na área de Nutrição e hoje é responsável Técnica na rotisserie no supermercado Tome e Leve em Barretos.

A Coordenação do Curso agradece a participação de nossos ilustres convidados.

Maria Estela
Assistente Técnica Administrativa I
Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Amanda Conceição


Palestra com Ex-Aluna - Etec Cel. Raphael Brandão (Barretos)

Etec Cel. Raphael Brandão
Código: 108
Município: Barretos
Título: Palestra com Ex-Aluna
Data: 20 de Março de 2017
Resumo:

No dia 20 de março os alunos do curso Técnico em Alimentos participaram de um bate papo com a ex-aluna do curso Thamires Rocha que pode expor toda experiência profissional, além da importância de sua formação, contribuindo para exercer o cargo de gerente no Divino Fogão localizado no North Shopping.

A aluna relata que a formação técnica proporcionou o ingresso no mercado de trabalho, abrindo portas e melhorando a visão que os empresários demonstravam com seu currículo. A coordenação do Curso Técnico em Alimentos agradece e parabeniza nossa ex-aluna Thamires e lhe deseja sucesso em sua vida profissional.
Maria Estela
Assistente Técnica Administrativa I
Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Adriana Andrade





Aula Prática na Extensão E.E. Dr. Antônio Olympio - Etec Cel. Raphael Brandão (Barretos)

Etec Cel. Raphael Brandão
Código: 108
Município: Barretos
Título: Aula Prática na Extensão E.E. Dr. Antônio Olympio
Data: 14 de Março de 2017
Resumo:

Foi realizada no dia 14 de março, uma aula prática com os alunos do 3º Módulo do Curso Técnico em Serviços Jurídicos da Etec Cel. Raphael Brandão – Extensão E.E. Dr. Antônio Olympio.

Neste 3º Módulo é desenvolvido o componente de Prática do Processo Penal, ministrado pelo Prof. Samir Abrão Filho. Neste componente é desenvolvido competências e habilidades voltadas ao desenvolvimento de Inquérito Policial, demonstrando como objetivo principal a investigação de crimes.

A classe, composta por 34 alunos no total, foi dividida em 2 equipes, com 17 alunos cada, sendo a Equipe Criminis (que se vestiu de preto) e a Equipe CSI Etec (que se vestiu de branco). Cada equipe tinha o seu próprio Delegado de Polícia, Escrivães e Investigadores, além dos autores as equipes utilizaram salas de aulas que se passavam por uma Delegacia fictícia.

Foi entregue, a cada Delegado, um envelope contendo em seu interior um roteiro com 11 dicas de um crime que houve na escola, na madrugada do dia 13 para o dia 14 de março. Essas dicas apontavam testemunhas, indícios de provas e mencionavam suspeitos. Dentro do envelope também continha um formulário com várias perguntas que, ao final, tinha que ser entregue ao professor com as respectivas respostas, além da conclusão do Inquérito. As perguntas eram, por exemplo: “Quem é a vítima? ”, “Onde estava o corpo? ”, “Quem matou? “, “Qual foi a arma do crime? “, etc.

Cada equipe se reuniu em suas Delegacias, leram as 11 dicas e começaram a investigar. Foram chamadas várias testemunhas para depor, sendo alunos, professores e até funcionários da escola. Alguns suspeitos também foram interrogados, inclusive havia até a possibilidade da prisão preventiva (os alunos levaram algemas para dar mais veracidade).
Muitas pistas foram espalhadas na escola, tais como sangue no chão, pano sujo de sangue, pá, vidro de “veneno”, vidro de “clorofórmio”, boné, preservativo etc. Vale destacar que os produtos químicos utilizados não eram tóxicos e muito menos nocivos. Um corpo (boneco) também foi escondido na escola, que se fez passar como vítima de um homicídio.

Alguns indícios eram falsos, o que servia para causar confusão na investigação e deixá-los mais intrigados e persistentes na apuração do crime.

Tal dinâmica começou às 19h20min e terminou às 22h10min. As duas equipes se reuniram numa só sala e entregaram ao professor Samir os formulários preenchidos e a conclusão do Inquérito Policial. A equipe Criminis foi a que mais se aproximou nas respostas do que realmente aconteceu no dia do crime. Após a leitura dos formulários e das conclusões, o professor Samir relatou o que realmente houve na cena do crime, esclarecendo a toda classe os pontos controversos e dizendo o quão importante foi aquela aula prática.

Foi um verdadeiro sucesso e estima-se, nos próximos semestres, realizar outra atividade como esta. O desenvolvimento de práticas diversificadas estimula cada vez mais o aluno do Técnico em Serviços Jurídicos a continuar até o final o curso, evitando-se, assim, a evasão escolar, bem como se espera que esta dinâmica sirva de atrativo para angariar novos alunos, além de desenvolver as competências e habilidades necessárias do componente curricular em questão. A Coordenação do Curso Técnico em Serviços Jurídicos parabeniza o professor pela iniciativa e inovação.

Maria Estela
Assistente Técnica Administrativa I
Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Danielle Zanon









Visita empresa GLOBORR – Técnico em Química - Etec de Olímpia

Etec de Olímpia
Código: 232
Município: Olímpia
Título: Visita empresa GLOBORR – Técnico em Química
Data: 25 de março de 2017
Resumo:

No último dia 25 de março, os alunos do curso de Técnico em Química realizaram visita técnica na GLOBORR, Indústria de Borracha, localizada no município de Guapiaçu, acompanhados doa Professora e Coordenadora do curso, Elaine Neves de Nadai.

O objetivo da visita foi proporcionar aperfeiçoamento na prática profissional dos estudantes que já estão se preparando para ingressar no mercado de trabalho.

A empresa disponibilizou acesso a todas as instalações do setor industrial, destacando o laboratório de análises físico-químicas. Na visita, os estudantes foram recepcionados pelo gerente operacional Leandro Ferreira Augusto que explicou todo o processo produtivo, desde a chegada da matéria-prima passando pela industrialização até o produto acabado.

Prestou ainda informações sobre as análises realizadas no laboratório, área de extremo interesse dos alunos e também como é feito o controle de qualidade, especificações de cada cliente, liberação do produto acabado, equipamentos necessários para o bom funcionamento do laboratório e reaproveitamento da água utilizada no processo.

Os alunos ficaram muito satisfeitos com a visita de campo que foi de extrema valia para a vida acadêmica, enriquecendo as práticas das disciplinas de Tecnologia de Processos Industriais e Operações Unitárias. O aluno Everton de Lima Marçal comentou: "Foi muito importante para nossa aprendizagem, pois tivemos a oportunidade de vivenciar na prática o conteúdo visto em sala de aula". Fica o agradecimento à Empresa GLOBORR LTDA. pela oportunidade oferecida aos alunos. (Fotos: Prof. Elaine Neves de Nadai).

José Carlos Seno Jr.
Assistente Técnico Administrativo I
Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Prof. Elaine Neves de Nadai









segunda-feira, 27 de março de 2017

Reunião para acompanhamento e orientação para desenvolvimento de ações para melhoria da qualidade de ensino - Supervisão Regional de Ribeirão Preto

Supervisão Regional de Ribeirão Preto
Título: Reunião para acompanhamento e orientação para desenvolvimento de ações para melhoria da qualidade de ensino
Data: 21 de fevereiro de 2017
Resumo:

Iniciando o projeto da supervisão regional pedagógica de Ribeirão Preto denominado: "Desenvolvimento de ações para melhoria da qualidade de ensino com foco no sucesso escolar e permanência do aluno nas Etecs pertencentes a Supervisão Regional Pedagógica de Ribeirão Preto", realizamos uma reunião com o diretor da escola, coordenador pedagógico e orientador educacional, no dia 21/02/2017 às 08h30min na Etec Angelo Cavalheiro – Serrana

Objetivo da reunião:
      Apresentação dos Indicadores 2016 das Etecs da regional de Ribeirão Preto;
     Stella Lobo (Supervisora GEVE – Gestão da Vida Escolar) – orientações conselho de classe, reclassificação, reconsideração e recurso;
      Alessandra (Inclusão no Centro Paula Souza);
      Apresentação dos Projetos SAEP´s

Agradecemos o espaço cedido pela Etec Angelo Cavalheiro em Serrana e o acolhimento, agradecemos também a presença da Supervisora de Gestão da Vida Escolar (SP), Prof.ª Stella Lobo e a Prof.ª Alessandra Costa, responsável pela Inclusão do Centro Paula Souza (SP).

Ana Paula Noemy
Coordenadora de Projetos
Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Ana Paula Noemy/ Lenise Trito