terça-feira, 12 de setembro de 2017

Atividade sobre método cientifico utilizando os personagens do seriado “Os Simpsons” na Etec Bento Carlos Botelho do Amaral - Guariba

Etec Bento Carlos Botelho do Amaral
Código: 256
Município: Guariba
Título: Atividade sobre método cientifico utilizando os personagens do seriado “Os Simpsons”
Data: 29 de março de 2017
Resumo:

A definição do método científico está relacionada ao conjunto e a maneira como são empregadas as regras básicas da investigação científica, para assim obter resultados mais confiáveis e próximos da realidade. O ensino da metodologia cientifica se dá logo no início da disciplina de Biologia, afim de mostrar que a construção do conhecimento não é algo simples, rápido e ocasional, mas sim fruto de trabalho, análise e que demanda tempo.

Com o intuito de complementar as aulas teóricas sobre este assunto, foi realizada uma atividade utilizando os personagens do seriado “Os Simpsons” com os alunos das turmas do primeiro ano do ensino médio, que teve a duração de duas horas, sendo ministradas no dia 29 de março, tendo como base o roteiro.

No roteiro são apresentadas situações hipotéticas que seriam vividas pelos personagens do seriado e nelas é empregado o método cientifico, em cada situação, após a análise dos alunos são feitos questionamentos como:

 Qual a observação inicial?
 Qual a hipótese do personagem?
 Qual o grupo controle?
 Quais as conclusões?

Como avaliação os alunos foram instruídos a produzir um relatório da aula prática. Embora no decorrer do processo algumas dificuldades tenham surgido, a motivação e o envolvimento demonstrados pelos educandos puderam confirmam o potencial didático da atividade prática.


Luiz Flávio José dos Santos
Professor de Biologia
Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Fotos tiradas pelo professor Luiz Flávio José dos Santos






2 comentários:

  1. Para ficar perfeito seria interessante a postagem das respostas de cada questionamento e seus devidos comentários.

    ResponderExcluir