terça-feira, 20 de junho de 2017

Trabalhando Preconceito Contra Animais - Etec Alcides Cestari (Monte Alto)


Código: 255
Município: Monte Alto
Título: Trabalhando Preconceito Contra Animais
Data: 13, 21 e 28 de março de 2017
Resumo: 

Não é de hoje que as grandes mudanças ocorridas no planeta Terra têm merecido destaque; e já é amplamente difundido que a maioria destas mudanças é causada por ações antrópicas. Sabemos que os conceitos prévios dos alunos têm uma relevância no processo de ensino/aprendizagem; e partindo deste ponto foi trabalhado com os mesmos, quais são os animais ditos sem importância ao homem ou que causem prejuízos a este (exemplo: ratos, baratas e cobras), para então desenvolver conceitos de ecologia. Mostrando também que este “preconceito” é fruto de uma visão antropocêntrica.

Assim, foram realizadas duas atividades com os alunos das turmas do segundo ano do ensino médio; para tanto foram utilizadas duas aulas com duração de 50 minutos em cada turma, ministradas nos dias 14 e 21 de março para os alunos do segundo ano do ETIM em Marketing e nos dias 21 e 28 de março para os alunos do segundo ano do ensino médio regular.

A atividade foi iniciada com a entrega de um questionário, onde os alunos teriam que responder a seguinte pergunta: “Qual animal você extinguiria da face da Terra? Explique porquê? ”, para a sistematização dos dados. O professor recolheu os questionários e iniciou um diálogo, no qual foi perguntado aos alunos a mesma questão respondida anteriormente. Assim, os dados foram tabulados na lousa e os alunos puderam conhecer a opinião do restante da sala.

Com base nos oito animais mais citados, formaram-se oito grupos na sala. Então, por sorteio, cada grupo ficou responsável por um animal, e o professor instruiu os alunos a fazerem uma pesquisa sobre o animal do seu grupo, que deveria conter os seguintes tópicos: nicho ecológico, relações intra e interespecíficas, importância econômica, habitat e curiosidades. Os resultados da pesquisa seriam apresentados próxima aula.

Na segunda aula os alunos foram dispostos em círculo na sala, ficando os grupos de cada animal reunidos, na frente da sala havia um local de destaque, e no centro uma mesa simulava um púlpito. Então o professor explicou como os discentes deveriam se organizar e como a aula seria naquele dia: “a sala foi transformada em um tribunal, no qual o Homem será o Juiz (representado por um professor convidado) e o Promotor (representado pelo professor de Biologia), e que vocês, animais, serão os réus! ”. Foi explicado para os alunos que eles interpretariam os animais dos respectivos grupos e que deveriam mostrar ao Juiz sua importância na Terra, e os que não se mostrassem úteis ao homem seriam extintos. Os alunos tiveram 10 minutos para elaborar uma defesa e para isto poderiam usar a pesquisa realizada durante a semana. Posteriormente, cada grupo teve 5 minutos para expor sua defesa; após todos os grupos argumentarem, os grupos foram questionados pelo professor, sobre suas defesas e, então, o Juiz deu seu veredicto extinguindo todos os animais, o que gerou insatisfação por parte dos alunos. Houve uma discussão sobre o veredicto do Juiz, sobre as atitudes do homem na natureza e sobre o próprio pensar dos alunos, que na aula anterior manifestaram seus preconceitos a respeito dos mesmos animais.

Como avaliação, foram analisados a participação dos alunos e o material produzido pelos mesmos em sua pesquisa. Atividades lúdicas e que fogem da rotina da sala de aula favorecem o desenvolvimento espontâneo e a criatividade dos alunos permitindo ao professor mostrar-lhes uma nova maneira, prazerosa e participativa, de relacionar-se com o conhecimento, levando a uma maior apropriação do conteúdo. Em especial nesta atividade que teve por objetivo que os discentes questionassem suas visões prévias sobre os animais.


Luiz Flávio José dos Santos
Professor de Biologia
  
Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Luiz Flávio José dos Santos









Nenhum comentário:

Postar um comentário