quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Supervisão Pedagógica participou do 3º SEMTEC

Supervisão Pedagógica Regional de Ribeirão Preto

Município: Franca
Data: 10 e 11 de agosto de 2016
Resumo:

A equipe da Supervisão Pedagógica Regional de Ribeirão Preto participou do 3º SEMTEC (Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico), nos dias 10 e 11 de agosto na Etec Sebrae em São Paulo com o tema principal “O trabalho e a educação técnica e tecnológica no mundo contemporâneo”.

No dia 10 de agosto ocorreu a palestra “Impacto da Educação Profissional: estudos e indicadores” com Haroldo da Gama Torres (Fundação SEADE). E no dia 11 de agosto o evento foi encerrado com a apresentação de Ladislau Dowbor (PUC SP) que ministrou palestra sobre “A Educação Profissional e o mundo do trabalho na contemporaneidade”.

A Prof.ª Magda Barbosa (Supervisora Regional) realizou a apresentação do pôster com o tema “Interface entre teoria e a prática nas escolas técnicas estaduais do Centro Paula Souza”.

E as Coordenadoras de Projetos, professoras Lenise Trito e Ana Paula Saito apresentaram o artigo científico “A inclusão nas escolas técnicas da região de Ribeirão Preto: levantamento e análise”.

Fotos: Ana Paula Saito




Haroldo da Gama Torres (Fundação SEADE)

Prof.ª Magda Barbosa (Supervisora Regional)


Prof.ª Lenise e Prof.ª Ana Paula



 

Ladislau Dowbor - PUC SP
 

Seminário sobre Cultura Digital e Educação a Distância - São Paulo


Etec Pedro Badran
Código: 094
Município: São Joaquim da Barra
Data: 09 de agosto de 2016
Resumo:

Sob o tema "O ensino e a aprendizagem na cultura digital", o Centro Paula Souza (CPS) realizou no dia 9 de agosto o Seminário sobre Cultura Digital e Educação a Distância em São Paulo. O evento reuniu mais de 250 pessoas no Auditório Verde do Centro de Capacitação da instituição, na Capital.

Os professores Carlos Justino de Souza e Michele Costa Rovanhol da Etec Pedro Badran participaram do seminário que contou com mesas de debates envolvendo cases sobre educação a distância (EaD) nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, além de apresentações de pesquisadores e especialistas da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Pontifícia Universidade Católica (PUC), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da consultoria Hoper Educação.

A Etec Pedro Badran já solicitou ao Centro Paula Souza a inclusão de uma turma de curso Técnico em Comércio semipresencial para o próximo semestre.

Ricardo de Moraes
Orientador Educacional
Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Carlos Justino de Souza




terça-feira, 30 de agosto de 2016

Festa Junina do Ensino Médio - São Joaquim da Barra

Etec Pedro Badran
Código: 094
Município: São Joaquim da Barra
Data: 21 de junho de 2016
Resumo:

No dia 21 de junho foi realizada a Festa Junina do Ensino Médio. Os alunos apresentaram a tradicional dança, orientados pelo funcionário Osmair (Vô) e também houve os “comes e bebes” juninos, doces e salgados que foram trazidos pelos alunos e professores.

A ocasião foi alegre e contribui para a integração dos alunos, funcionários e professores.
Ricardo de Moraes
Orientador Educacional
Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Ricardo de Moraes










Feira do Livro/2016 - Orlândia

Etec Prof. Alcídio de Souza Prado
Código: 025
Município: Orlândia
Data: 12 de agosto de 2016
Resumo:

Os alunos do 2º módulo do Curso Técnico em Enfermagem, juntamente com professores, coordenador do curso e funcionários da Etec Alcídio, participaram da Feira do Livro em Orlândia, na Praça dos Imigrantes. 

Os alunos apresentaram um teatro sobre Humanização no Cuidado, mostrando que com carinho e com afeto se consegue uma melhor assistência e adesão ao tratamento médico e medicamentoso.

A peça do teatro infantil teve a montagem do cenário com peças do laboratório de enfermagem, assim como a confecção de figurinos e paródias feitas pelos alunos e professores.

O público das escolas locais aderiu às músicas com muitos aplausos e participação nas mesmas.

Importância da Feira do livro:
“Os livros desenvolvem a memória, o raciocínio e a concentração. Ajudam a lidar com as emoções e a treinar a empatia. Estimulam a curiosidade, a imaginação, a criatividade e a capacidade de expressão”

Maria Elisabete S. B. Bordignon
Coordenadora do Curso Técnico em Enf.
Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Luciana Pazeto Paris Maciel – ATA I




Semana da Amamentação - Orlândia

Etec Prof. Alcídio de Souza Prado
Código: 025
Município: Orlândia
Data: 06 de agosto de 2016
Resumo:

No dia 06 de agosto de 2016, na Praça Mário Furtado, em Orlândia, aconteceu a comemoração da Semana da Amamentação, com os alunos do 2º e 3º módulos do curso Técnico em Enfermagem, em parceria com a UNIMED local. Participaram da organização do evento, professores e coordenador do curso, alunos do curso de enfermagem, funcionários da Etec Alcídio.

Na Praça, foram montadas barracas com a participação de profissionais da Unimed (enfermeira, fisioterapeuta, pediatra, obstetra, nutricionista e outros) fizeram orientações às gestantes que passavam pela praça; estas recebiam um CD e algumas orientações práticas de como cuidar dos bebês.

Os alunos do curso técnico em enfermagem verificaram pressão arterial e glicemia capilar às pessoas que procuravam pela informação, orientaram sobre dietas, hipertensão e atividade física.

 O evento realizou-se das 9 às 12 horas, tendo seu objetivo alcançado, as gestantes receberam informações sobre a importância do leite materno para seu filho, como amamentar corretamente, técnica Shantala (Massagem para o bebê) e a população recebeu orientações gerais para sua saúde.

Maria Elisabete S. B. Bordignon
Coordenadora do Curso Técnico em Enf.
Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Profª Sônia Dalva Ribeiro P. Moura





Atividades de integração recepcionaram novas turmas - Bebedouro

Etec Prof. Idio Zucchi
Código: 151
Município: Bebedouro
Data: 22 de agosto de 2016
Resumo:       

Alunos dos cursos da área de Gestão e Negócios, Serviço Jurídico e Teletec da Etec “Prof. Idio Zucchi” participaram de palestras, dinâmicas e outras atividades promovidas para recepcionar e integrar as novas turmas.
Gestão e Negócios – A integração dos alunos das turmas de Administração e Recursos Humanos aconteceu na noite de 3 de agosto no anfiteatro “Dep. Roberto Engler”. Os estudantes participaram de um bate papo com três ex-alunos. Reinaldo da Silva e Alessandro Luiz Peixoto, que cursaram Administração, destacaram a oportunidade dada para que pudessem criar produtos inovadores e representar a instituição na FETESP, momento este que serviu para acreditarem e buscarem seus sonhos. Ana Carolina Cunha da Silva, que concluiu o curso de Gestão de Pequenos Negócios, falou sobre como o conhecimento adquirido colaborou para ter seu próprio negócio. Todos enfatizaram a importância de estudar e aproveitar as oportunidades, o conhecimento dos professores e a formação séria e de qualidade da Etec “Prof. Idio Zucchi”.
Nessa mesma noite os alunos assistiram a palestra sobre "Ferramentas para um bom atendimento, melhorando sua qualidade de vida" com o Administrador Carlos Alberto Rotocoski.
Serviço Jurídico - No dia 4 de agosto os estudantes dos 1º e 2º módulos do curso Técnico em Serviços Jurídicos assistiram palestra ministrada pelo Dr. Willian Rafael Gimenez que tratou do tema "Tribunal de Júri", assunto sugerido pelos alunos do 2º módulo.
Após o intervalo os alunos se reuniram na quadra da escola para participar de uma dinâmica. A atividade chamada de "O lobo e os cordeiros" consiste na escolha secreta de um dos alunos para que seja o lobo. Sem que os demais alunos saibam quem foi escolhido, eles devem acusar uns aos outros, com base na percepção do comportamento de cada um, a fim de descobrir quem é o lodo entre os cordeiros. O aluno que acusa deve convencer os demais de que o acusado é o lobo, seguido de uma votação a favor daquele que melhor argumentar. Cada aluno que perde na votação se retira do grupo, até que o lobo seja descoberto. Os alunos contaram ainda com a premiação em balas para incentivá-los nos debates.
Telecursotec – no sábado, 6 de agosto, os alunos dos 1º e 2º módulos de Administração do Telecursotec participaram de atividade de integração que consistiu na montagem de uma fábrica de chocolates. O primeiro módulo junto com o prof. Vagner Correa teve que planejar o negócio identificando concorrentes, consumidores, fornecedores além de criar diferenciais em seus produtos.
O segundo módulo, orientado pelo professor Eduardo da Hora, teve que elaborar um processo de recrutamento e seleção para cinco novas vagas da fábrica. Auxiliaram os alunos do primeiro módulo na atividade como forma de treinamento, e estes participaram de entrevistas. Tudo elaborado em grupos, e posteriormente todos apresentaram os resultados de suas atividades no anfiteatro. Foi um momento muito especial e realmente integrou as turmas, estreitando diferenças.
Texto: Profa. Patrícia Pietro
Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
 Fotos: Arquivos Etec








Alunos do Ensino Médio participa de palestra sobre DST e Gravidez na Adolescência - Olímpia

Etec de Olímpia

Código: 232
Município: Olímpia
Data: 29 de agosto de 2016
Resumo:

Alunos do Ensino Médio e Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio da Etec tiveram na manhã de 29 de agosto, na Casa da Cultura de Olímpia, palestra com a Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Janaína Marin Simões.

A palestra teve como tema "Doenças Sexualmente Transmissíveis, Gravidez na Adolescência e Sexualidade. A palestra foi organizada pela Orientadora Educacional da Etec, Prof. Daniela Nascimento.
José Carlos Seno Junior
Assistente Técnico Administrativo I
Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: Mariana Quilles – 2ºC






Etec no Teatro "Navio Negreiro" - Olímpia

Etec de Olímpia

Código: 232
Município: Olímpia
Data: 23 de agosto de 2016
Resumo:

Alunos do Ensino Médio estiveram na Casa da Cultura de Olímpia para assistir à peça teatral "NAVIO NEGREIRO" baseada no poema homônimo escrito por Castro Alves.

A peça é um monólogo, apresentada pelo ator e teatrólogo Benedito Irivaldo de Souza, mais conhecido como Vado. “O poema “NAVIO NEGREIRO” retrata a visão de um personagem, que em uma viagem além-mar, descobre os horrores cometidos contra um povo que era transportado de forma bárbara para uma vida se servidão involuntária. Em suas obras, a temática social era o foco principal, e retratava em denúncias os horrores da escravidão e a luta pela sua abolição”.

José Carlos Seno Junior
Assistente Técnico Administrativo I
Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fotos: José Carlos Seno Junior