quinta-feira, 30 de abril de 2015

Convention & Visitors Bureaux de Olímpia

O Convention & Visitors Bureaux de Olímpia divulgou no dia 26 de abril de 2015, em solenidade na Câmara Municipal de Olímpia, a primeira pesquisa sobre o perfil do turista que visita Olímpia.
Em uma parceria inédita ente o CVB e a Etec, a pesquisa teve parte de seus questionários aplicados pelos alunos dos cursos Técnicos do eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer da Etec, coordenados pela Professora Amanda Cristina Conceição.
Durante a apresentação da pesquisa, foi bastante destacado o papel da escola na iniciativa. A equipe da Unidade Escolar esteve presente representada pelo Diretor, Prof. Evaldo Guimarães, professores e alunos dos cursos do eixo. Na oportunidade foi destacada pelo Prof. Seno, Assistente Técnico Administrativo, a importância da qualificação da mão de obra olimpiense para o desenvolvimento do turismo em nossa cidade.
Estiveram presentes também empresários do setor, políticos, diretores do Convention e outros representantes do segmento turístico de Olímpia. ​

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.



José Carlos Seno Jr.
Assistente Técnico Administrativo I
ETEC de Olímpia - 232

Olímpia-SP

Alunos da Etec de Santa Rosa de Viterbo visitam a fábrica da Coca Cola

Os alunos do curso de Administração da Etec de Santa Rosa de Viterbo, no dia 30 de março de 2015, realizaram uma visita técnica na fábrica da Coca Cola – Andina Brasil em Ribeirão Preto.
Essa visita foi coordenada pela professora Luciana Dias e o enfoque foi voltado ao marketing.
Foi escolhida a fábrica da Coca Cola para realizar a visita técnica por se tratar de uma das maiores empresas do mundo em desenvolvimento de estratégias de marketing.
Além disso, é uma marca líder no segmento de bebidas e que possui uma excelente história na sua trajetória de sucesso.
Durante a visita foram pontuadas várias bases tecnológicas, que na verdade são estratégias de Marketing que a Coca Cola utilizou para alcançar o sucesso. Os alunos presenciaram na prática tudo que estudamos na teoria e ainda estudaremos.
Outro objetivo é que eles conhecessem uma estrutura de funcionamento de uma grande empresa.
Os alunos gostaram da visita técnica, pois, viram várias campanhas publicitárias e promocionais durante a trajetória de existência da Coca Cola.

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.




 Luciana Dias
Diretora de Serviços Administrativos

Eleição do Grêmio Estudantil na Etec Antônio de Pádua Cardoso (Batatais)

Em 17 de abril de 2015 aconteceu na Etec Antônio de Pádua Cardoso (Batatais), a eleição da Chapa “Geração Coca-Cola”, para o mandato no Grêmio Estudantil “Força Jovem”, período de abril de 2015 a abril de 2016.
Estavam presentes na posse a responsável pelo Projeto de Orientação e Apoio Educacional Prof.ª Angela Maria Bicego Ferreira, a Coordenadora Pedagógica Prof.ª Ivana Picinato Bonfante de Castro, a Diretora Prof.ª Zaina Maria Garbellini e os integrantes da Chapa eleita “Geração Coca-Cola”. Sucesso a todos e contem com o apoio de toda a equipe escolar.

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.













Ivana Picinato Bonfante de Castro
Coordenadora de Projetos Responsável pela Coordenação Pedagógica
ETEC Antônio de Pádua Cardoso  (030) - Batatais/SP

Centro Paula Souza

Aluno do Integrado Jurídico realizou Visita Técnica e participou de Palestra com Juiz de Direito

Em 27 de abril de 2015 alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Serviços Jurídicos da Etec de Olímpia realizaram visita técnica a diversos órgãos do Poder Judiciário de Olímpia. Os alunos estiveram primeiramente no Fórum de Olímpia onde foram recebidos pelo chefe da administração daquele local, Sr. Fernando Morandi, que mostrou toda a estrutura do prédio, os cartórios anexos e também explicou aos alunos o funcionamento interno do fórum, desde a entrada do processo até a distribuição nas diversas Varas Cíveis e Criminais. Logo após o juiz de Direito da 2a. Vara Cível, Dr. Lucas Figueiredo Alves da Silva, recebeu os alunos no Salão Nobre do Tribunal do Júri para falar sobre a função do juiz de Direito e o funcionamento do Tribunal do Júri. Finalmente os alunos foram conhecer a Casa do Advogado de Olímpia, onde puderam conhecer detalhes sobre a função da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) junto a sociedade, as prerrogativas do advogado e também a estrutura do belo prédio da subsede de Olímpia da OAB.
Na visita os alunos foram acompanhados pelo Coordenador e Professor do Curso, Dr. Marcelo Roberto Campos que destacou a importância da visita para os alunos conhecerem de perto setores do poder judiciário e também pelos Professores Carlos Eduardo Lopes (Cacá) e pela Professora Milca Barbosa Lustre. A ETEC agradece a gentileza do MM Juiz de Direito, Dr. Lucas, do Sr. Fernando Morandi, do Fórum local  e da  presidência e  funcionários da OAB de Olímpia. ​

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.

















José Carlos Seno Jr.
Assistente Técnico Administrativo I
ETEC de Olímpia - 232
Olímpia-SP

Aula Inaugural da Etec José Ignácio Azevedo Filho (Ituverava)

Com o propósito de apresentar detalhadamente a Etec Prof. José Ignácio Azevedo Filho (Ituverava) aos novos alunos do Ensino Médio e dos Cursos Técnico, foi realizada como Aula Inaugural, uma palestra intitulada “Eu sou Mais Etec Ituverava” na data de 24 de março de 2015 no período da manhã e também a noite.
A ideia surgiu do Grêmio Estudantil da Etec e teve como propósito mostrar as diferenças do ensino técnico em relação ao ensino fundamental e médio, afinal muitos são alunos que voltaram a estudar depois de muito tempo sem exercer atividades estudantis, bem como, preparar os mais jovens para as dificuldades que irão enfrentar, e ainda uma forma de todos conhecerem melhor uma a Unidade Escolar.
O evento começou com a apresentação da aluna Mylena de Paulo Costa, que falou sobre sua viagem como parte do intercâmbio nos E.U.A. Contou suas experiências que segundo como ela testemunhou, foram as melhores de sua vida até o presente momento. Foram apresentadas fotografias contando os detalhes de cada momento que viveu no exterior, demonstrando aos alunos as vantagens de investirem no aprendizado da Etec Prof. José Ignácio Azevedo Filho.
Em seguida teve início a palestra com Presidente do Grêmio Estudantil Nailson Vaz Azevedo que é aluno do Curso Técnico de Administração abordando brilhantemente o tema que propôs, na tentativa de conscientizar os alunos das dificuldades que enfrentariam em relação a dupla e até tripla jornada – manhã, tarde e noite – entre estudos, trabalho e família. Foi falado das dificuldades que muitos alunos enfrentam por terem que viajar todos os dias por morarem nas cidades vizinhas à Ituverava, contudo foram salientadas as vantagens de fazer um curso técnico e da importância dos alunos colaborarem com a direção da escola, quanto a organização, comportamento e limpeza.
Após enumerar todas as situações que poderiam atrapalhar os alunos de concluírem o curso, foi passado um vídeo motivacional para que todos pudessem refletir sobre as dificuldades que terão em respeito dos compromissos do cotidiano, mas que nada venha a atrapalhar cada um dos alunos de concluírem seus cursos. Ao final os alunos foram convidados para melhor aproveitamento do curso a participar ativamente de todas as atividades programadas pelos seus respectivos professores e ao final buscarem a qualificação necessária, o que é o propósito da Etec Prof. José Ignácio Azevedo Filho.

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.






Leandro Rondado de Sousa
Coordenador de Projetos Responsável pela Coordenação Pedagógica
Etec Professor José Ignácio Azevedo Filho(233)
Ituverava – São Paulo
Centro Paula Souza
________________________________________________________
16 3839-0853/3482

Alunos visitam Câmara Municipal de Ituverava

Os alunos do Curso Técnico em Serviços Jurídicos da Etec José Ignácio de Azevedo Filho (Ituverava) compareceram à uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Ituverava,  a visita técnica foi realizada sob a orientação da Professora e Coordenadora Cristiana Vieira Batista Caliman e do Professor Luciano Alves Costa, objetivando demonstrar in loco como são realizadas as indicações de projetos e, as votações. Os alunos acompanharam como são discutidas e realizadas as votações dos projetos na Câmara Municipal, pois, presenciaram a votação de projetos e homenagens realizadas naquela sessão, além de exercerem o papel de cidadão estando presentes nas votações da Câmara Municipal já são abertas ao público.
Na vista foi possível demonstrar que os alunos podem e devem exercer seu papel de cidadão sendo participativa nas decisões da sociedade a qual pertence, bem como associar as competências e habilidades dos componentes curriculares Introdução ao Direito Administrativo e Noções de Direito Constitucional.

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.







Leandro Rondado de Sousa
Coordenador de Projetos Responsável pela Coordenação Pedagógica
Etec Professor José Ignácio Azevedo Filho(233)
Ituverava – São Paulo
Centro Paula Souza
________________________________________________________
16 3839-0853/3482

Etec Prof. José Ignácio de Azevedo Filho (Ituverava) promoveu evento de Integração e Ação Social

No dia 14 de Março de 2015, foi realizado um evento de integração entre professores e alunos da Etec Prof. José Ignácio de Azevedo Filho (Iruverava) com intuito de diversificar as práticas de ensino, estreitar os laços entre professores, alunos e escola, bem como promover uma ação social para o município de Ituverava.
Contou-se com a participação de professores do Ensino Médio, Médio Integrado, Ensino Técnico, funcionários e equipe de Gestão sob a organização e Orientação dos Professores: Gustavo Antonio da Silva, Ana Carolina Barbosa Pimenta Ferreira, como também do Professor e Coordenador de Projetos Responsável pela Orientação e Apoio Educacional Rademaker Siena.
No evento foi realizado um passeio com os cães e seus respectivos responsáveis, efetuando o percurso entre o Centro Cultural de Ituverava até a Praça 10 Março, passando pela Av. Soares de Oliveira, visando à conscientização da população de Ituverava para o problema dos animais abandonados, bem como para a prática de atividades físicas e a divulgação do quanto é prazeroso a convivência com os animais de estimação. A Cãominhada é a finalização da campanha do Trote Solidário ocorrida na ETEC Prof. José Ignácio Azevedo Filho durante o início do mês de março, quando os cães inscritos pelos respectivos responsáveis participaram dos concursos de “cão mais simpático”, “maior cão” e “menor cão” na 2ª Cãominhada.
Ao realizar este evento, a Etec Prof. José Ignácio Azevedo Filho fortaleceu os laços com toda a comunidade da cidade de Ituverava, como as empresas que apoiaram o projeto, a Faculdade de Agronomia Dr. Francisco Maeda, a Prefeitura Municipal e a Polícia Militar, e visa colocar em foco a situação dos animais que sofrem maus tratos e abandonados na cidade, como também incentivar o auxílio à ONGs que mantém animais recolhidos no município.

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.






Leandro Rondado de Sousa
Coordenador de Projetos Responsável pela Coordenação Pedagógica
Etec Professor José Ignácio Azevedo Filho(233)
Ituverava – São Paulo
Centro Paula Souza
________________________________________________________
16 3839-0853/3482

Etec Prof. José Ignácio de Azevedo Filho realizou o Trote Solidário

O projeto organizado pelo Professor e Coordenador de Projetos Responsável pela Orientação e Apoio Educacional Rademaker Siena, visou realizar a integração dos alunos ingressantes dos cursos Técnicos em Administração, Farmácia, Informática, Serviços Jurídicos, Ensino Médio e Ensino Técnico Integrado ao Médio.
A atividade está relacionada à aprendizagem para tornar a pessoa capaz de conviver com o outro em sociedade, neste caso convivência na escola. O objetivo foi à arrecadação de ração e produtos de limpeza, que foram doados para as entidades de apoio e proteção aos animais da cidade de Ituverava que foram abandonados ou que sofreram maus tratos. As ONGs contempladas foram: Amparar e Muitas Patas. Cada produto, foi solicitado para três turmas diferentes, onde cada equipe/turma ficou encarregada de arrecadar o produto designado e trazer até a Etec.  
A arrecadação ocorreu durante o período de 02 a 26 de março de 2015. A entrega dos itens arrecadados foi realizada no dia 27 de março de 2015 para a ONG Amparar, na presença dos alunos do Ensino Médio e Ensino Técnico Integrado ao Médio.
Com este projeto a Etec coíbe a prática de Trotes Violentos entre ingressantes e calouros, e ainda favorece a integração e cooperação entre os alunos, incentivando a prática cidadã com responsabilidade social.

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.







Leandro Rondado de Sousa
Coordenador de Projetos Responsável pela Coordenação Pedagógica
Etec Professor José Ignácio Azevedo Filho(233)
Ituverava – São Paulo
Centro Paula Souza
________________________________________________________
16 3839-0853/3482


Visita a Casa do Vovô Antônio - Etec de Olímpia

Alunos do Ensino Médio da Etec de Olímpia estiveram novamente na Casa de Acolhimento Vovô Antônio para, desta vez, levar chocolates e ovos de páscoa para as crianças da entidade. A Casa Vovô Antônio é uma entidade de apoio que acolhe crianças com câncer e seus familiares, principalmente aquelas de cidades mais distantes que não tem onde ficar na cidade de Barretos durante o tratamento. Na primeira visita, os alunos levaram cerca de 800 caixas de gelatina e 400 de macarrão instantâneo.
Ambas visitas foram organizadas pelo Grêmio Estudantil da Etec que teve o apoio das mães das alunas Adriana e Carol Chinaglia, da 2ª série B e também do Vereador Paulo Poleselli e do Secretário de Governo Pita Polisello.

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.











  
José Carlos Seno Jr.
Assistente Técnico Administrativo I
ETEC de Olímpia - 232

Olímpia-SP