terça-feira, 25 de novembro de 2014

Aluno da Etec Pedro Badran foi premiado na Olimpíada Brasileira de Robótica

Em 10 de novembro de 2014, tivemos a grata surpresa de recebermos uma medalha de mérito ao aluno Henrique Gonçalves de Souza, aluno do curso técnico em Eletrotécnica e do Ensino Médio da Etec Pedro Badran (São Joaquim da Barra), pelo seu bom desempenho, na prova realizada em 22 de agosto da Olimpíada Brasileira de Robótica – Modalidade Teórica na qual obteve 70 pontos.
Além de sua participação nesta prova, tivemos mais 30 alunos tanto dos Cursos Técnico em Eletrotécnica, Eletroeletrônica e Instrumentação quanto do Ensino Médio que obtiveram boas notas a nível nacional.

Parabenizamos a equipe de professores da Etec Pedro Badran dos cursos do eixo tecnológico de Elétrica e Eletrônica que incentivaram os alunos a participarem de uma competição que envolveu conhecimentos dos mais variados conteúdos e programas, mas sempre ligados às tecnologias e conteúdos da ROBÓTICA, tanto na modalidade Teórica, realizada em 22 de agosto e da modalidade Prática realizada em São Carlos no dia 14 de Junho, pelos alunos Gabriel de Andrade e Leandro Martin.

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.











Claudemir S. Buzato
Coordenador de Curso – Indústria
ETEC Pedro Badran

Etec de Olímpia recebeu a Prof.ª Esmeralda (CPS)

A Etec de Olímpia recebeu em 14 de novembro de 2014 a ilustre Prof.ª Mestra Esmeralda Macedo Serpa, coordenadora de projetos do Eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Centro Paula Souza.
A Prof.ª Esmeralda veio a convite da Coordenação e Professores do Eixo e foi recepcionada na Etec pela Coordenadora Pedagógica Fernanda da Silva e pelo Assistente Técnico Administrativo, Prof. Seno, além dos professores Lutfi El Jamel Neto e Milca Lustre. Na ocasião a Prof.ª Esmeralda passou para os alunos dos cursos de Turismo e Hospedagem um pouco da sua grande experiência na área de projetos.
A Etec de Olímpia agradece a presença da ilustre visitante.

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.








José Carlos Seno Jr.
Assistente Técnico Administrativo I
ETEC de Olímpia - 232
Olímpia-SP


Palestra com sobre "Propriedade Intelectual" ocorreu na Etec de Olímpia

Alunos dos cursos técnicos em Serviços Jurídicos, Hospedagem e Turismo Receptivo da Etec de Olímpia receberam no dia 11 de novembro de 2014, a Dra. Charlene Maria Coradini de Ávila, para uma aula sobre o tema “Propriedade Intelectual”.
A Doutora Charlene é advogada, pesquisadora e consultora jurídica na área de Propriedade Intelectual, mestra em Relações Empresariais e pós-graduada em Direito Internacional, além de professora em diversas faculdades.
Na oportunidade, a palestrante fez a doação de dois livros sobre o tema em questão para a biblioteca da Etec de Olímpia, participou de um debate com alunos e professores. A ilustre palestrante veio à Etec a convite do aluno Odécio Luis de Oliveira Souza (Decinho) e dos Professores Marcelo Campos , coordenador e Carlos Eduardo Pama Lopes, docente do curso de Técnico em Serviços Jurídicos.​

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.








José Carlos Seno Jr.
Assistente Técnico Administrativo I
ETEC de Olímpia - 232
Olímpia-SP

Alunos da Escola Capitão Narciso visitaram a Etec de Olímpia

Alunos das classes do 9º ano da Escola Capitão Narciso Bertolino visitaram hoje a Etec de Olímpia para conhecer a escola em que poderão estudar futuramente. Grande parte dos alunos realizaram a inscrição para o Vestibulinho da Etec e vieram conhecer a estrutura e os cursos que a Etec de Olímpia oferece, principalmente os cursos integrados e o programa Vence. Cerca de 40 alunos e professores da escola Capitão participaram da visita e foram recepcionados pela Direção, Coordenação, alunos e professores. A Etec parabeniza a Direção e professores do "Capitão" pela iniciativa.​

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.





José Carlos Seno Jr.
Assistente Técnico Administrativo I
ETEC de Olímpia - 232

Olímpia-SP.

Etec Alcídio de Souza Prado participou dos Jogos Escolares

Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo tem como objetivo “promover através da prática esportiva a integração e o intercâmbio entre os alunos das Unidades Escolares da rede de ensino fundamental e médio em todo Estado”
http://www.selj.sp.gov.br/2014/regulamento_jeesp.pdf
Os alunos da Etec Prof. Alcídio de Souza Prado, tiveram uma brilhante participação nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo. As 1ª e 2ª fases foram realizadas na cidade de Ituverava e a 3ª na cidade de São João da Boa Vista.
O evento foi organizado pelas Secretarias: de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação; Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude; Secretaria da Educação e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Handebol Feminino – conquistou 3º lugar na 1ª fase.
Futsal Masculino – Campeão 1ª fase – Diretorias de Ensino
                               Campeão 2ª fase – Interdiretorias de Ensino
                               Campeão 3ª fase -  Escolas Públicas do Estado de São Paulo

Fotos da comemoração com os vencedores e professores da Etec Professor Alcídio de Souza Prado (Orlândia). Uma parceria com a Prefeitura Municipal de Orlândia, Representante da Supervisão Regional e jogadores da Intelli.

Informações e imagens cedidas/autorizadas pela Unidade Escolar.




Palestra sobre planejamento do TCC - Etec Laurindo Alves de Queiroz (Miguelópolis)

No dia 27 de outubro de 2014, durante a aula de PTCC (Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso), na Etec Laurindo Alves de Queiroz (Miguelópolis), o ex-aluno do Curso Técnico em Informática, Vinicius de Paula Almeida, realizou uma palestra para os alunos do Curso Técnico Informática para Internet sobre a importância do planejamento do TCC.

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.





Prof. José Aparecido Elias
Coordenador de Curso



IV Semana de Estudos de Informação e Comunicação - Etec de Olímpia e Etec Coronel Raphael Brandão

No final do mês de outubro de 2014 ocorreu a  IV  Semana de Estudos do Eixo de Informação e Comunicação da Etec de Olímpia, que ocorreu na Casa da Cultura e que contou com a participação dos alunos do Curso Técnico em Informática de Olímpia e da Classe descentralizada de Severínia, além dos alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática (ETIM).
A Semana de Estudos foi organizada pelos professores e coordenação do Eixo de Informação e comunicação da Etec de Olímpia e colaboração especial da Etec Coronel Raphael Brandão de Barretos. Ocorreram palestras e a competição de lógica de programação, onde o grupo de alunos do ETIM, formada por Lavínia Queiroz, Maria Laura de Bortoli e Rafael Quennehen, que faturou o primeiro lugar!

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.















José Carlos Seno Jr.
Assistente Técnico Administrativo I
ETEC de Olímpia - 232
Olímpia-SP.


segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Apresentação de TCC na Etec Laurindo Alves de Queiroz

A Etec Laurindo Alves de Queiroz (Miguelópolis) realizou a apresentação do TCC do Curso Técnico de Informática para Internet, contando com a presença de toda a comunidade escolar e buscando a interdisciplinaridade.

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.




José Aparecido Elias
Coordenador de Curso
Etec Laurindo Alves de Queiroz

Miguelópolis

Professora da Etec de Olímpia assina projeto de tombamento de Guapuruvu em Rio Preto

A arquiteta e professora Rosely Mayse Seno, da Etec de Olímpia, é a autora do projeto de tombamento de uma árvore da espécie Guapuruvu, em São José do Rio Preto. A árvore, com 80 anos e 30 metros de altura ia ser derrubada para a construção de duas torres de apartamentos, mas a mobilização da população rio-pretense obrigou a construtora a incorporar o Guapuruvu ao projeto arquitetônico das torres. O tombamento impede que a árvore seja derrubada e transforma o Guapuruvu em patrimônio oficial do município de Rio Preto. Segundo Rosely, o tombamento de uma árvore pretende resguardar não apenas as raízes, mas também tronco, galhos, flores e frutos, de ações irregulares, do descaso e do descuido, além de manter longe de esquecimento toda a história que envolve a árvore.​

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.



José Carlos Seno Jr.
Assistente Técnico Administrativo I
Etec de Olímpia - 232
Olímpia-SP

Diário de Olímpia divulga o "case" da parceria com a Etec de Olímpia

Acessem o link do Diário de Olímpia: http://www.leonardoconcon.com.br/turismo/convention-bureaux-de-olmpia-apresenta-em-encontro-estadual-case-de-parceria-com-etec/

Convention Bureaux de Olímpia apresenta em encontro estadual ‘case’ de parceria com Etec

“No Encontro Paulista de Convention & Visitors Bureaux, em Campos do Jordão (SP), o Olímpia C&VB esteve presente através da sua Gerência Executiva. O Encontro teve como principal objetivo discutir assuntos pertinentes à atuação dos C&VBx e apresentar cases de sucesso de projetos desenvolvidos e em atividade por algumas entidades. Estiveram presentes também representantes dos C&VBx de Atibaia e Região, Ilhabela, São José dos Campos, Campos do Jordão e Região, Sorocaba e Região, Taubaté, Santos e Região, Ubatuba e Marília e Região.Foram apresentados os cases de sucesso de alguns C&VBx, com destaque para o Olímpia C&VB, que mostrou a parceria estabelecida com a Etec de Olímpia para a realização da Pesquisa do Perfil da Demanda Turística junto as turistas que frequentam o Thermas dos Laranjais. Cristina Prado e Luzia Contim, Gerentes Executivas, mostraram alguns resultados do primeiro relatório da pesquisa que vem sendo realizada desde o mês de julho, junto aos meios de hospedagem associados, Museu do Folclore, Casa do Artesão e Centro do Atendimento ao Turista pelos alunos da Etec.O evento foi organizado pela Federação dos C&VBx do Estado de São Paulo e Campos do Jordão e Região C&VB foi o anfitrião. Todos os participantes elogiaram a programação e os temas tratados, sendo que o próximo encontro será na cidade de Marília, em fevereiro de 2015”.​

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.

José Carlos Seno Jr.
Assistente Técnico Administrativo I
Etec de Olímpia - 232
Olímpia-SP

SBT realizou reportagem na Etec de Olímpia sobre o projeto que representará o Brasil na França

Equipe do SBT Interior esteve, no dia 06 de novembro de 2014, na Etec de Olímpia realizando uma reportagem com os alunos vencedores do projeto de sustentabilidade no setor hoteleiro. 

A repórter Viviane Samartino fez entrevistas com os alunos João Vitor Bertagia e Alberto Oliveira Junior e com o Professor Lutfi El Jamel Neto, orientador do projeto, que irão para a França, representar o Brasil e a Etec de Olímpia. Os alunos, ambos de 16 anos, participaram de um concurso nacional que teve como objetivo estimular a criatividade dos estudantes.

Participaram alunos de Etecs e Fatecs de todo o estado. Depois de algumas etapas classificatórias os alunos da Etec de Olímpia foram selecionados para representar o Brasil no GTTP - Global Travel &Tourism Partnership, que neste ano abordou o tema Turismo e Sustentabilidade, evento que será realizado na França nos dias 21 a 26 de novembro.
Segundo o professor Lutfi, o fato dos alunos terem se classificado na etapa nacional já é uma grande vitória, mas não esconde a expectativa em conquistar o primeiro lugar também na França.

"Lá nós vamos concorrer com outros 11 países. O Alberto e o João Victor estarão apresentando a ideia e como ela pode beneficiar a sociedade de uma forma responsável, eles vão apresentar tudo em inglês. Nossa expectativa é voltar de lá com o primeiro lugar, mas só deles estarem indo lá, trocar conhecimento com outras culturas já está sendo uma vitória, muito importante para os alunos do curso de hospedagem e hotelaria da Etec", afirmou o professor.

O projeto visa economizar água e energia utilizando produtos recicláveis permitindo que desde grandes hotéis e até pequenas pousadas, possam fazer as adequações e ainda contribuir com o meio ambiente.

Para os alunos, o concurso é uma oportunidade que eles jamais imaginaram ter e pretendem seguir com o projeto aqui na cidade oferecendo para as pousadas e hotéis.

"O nosso trabalho é para conscientizar a população, ainda que eles não façam exatamente o nosso projeto mas que pelo menos se conscientizem', disse o aluno Alberto José de Oliveira Júnior”.

"Estou muito ansioso, estamos estudando bastante. Voltando de lá vamos continuar estudando para aprimorar o projeto e tentar implantar aqui na cidade", afirmou o aluno João Victor Bertagia.​

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.






José Carlos Seno Jr.
Assistente Técnico Administrativo I
Etec de Olímpia - 232

Olímpia-SP