segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Capacitação (SP): Práticas para desenvolvimento de competências - Módulo II - realizada na Etec Prof. Ídio Zucchi em Bebedouro

Em 14 de agosto de 2014, a equipe da Supervisão Pedagógica de Ribeirão Preto realizou a 5ª Capacitação (São Paulo): “PRÁTICAS PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS – MÓDULO II” na Etec Prof. Ídio Zucchi em Bebedouro.
A capacitação foi organizada pela Gestão Pedagógica (Geped)/ Grupo de Supervisão Educacional (SP).  O público alvo Coordenadores de Projeto Responsáveis pela Coordenação Pedagógica. Os objetivos:

-Reconhecer procedimentos essenciais para a avaliação dos alunos;
-Conhecer e compartilhar instrumentos de avaliação;
-Discutir o uso destes instrumentos nos contextos existentes nas unidades escolares.
 
 




Prof.ª Magda iniciou a Capacitação Práticas para desenvolvimento de competências - Módulo II
  









Apresentação da Prof.ª Lenise
 


 
Apresentação da Prof.ª Ana Paula




Coordenador Pedagógico - Prof. Alvarenga nos levou para conhecer a nova Sede da Etec Prof. Ídio Zucchi (Bebedouro)
 



Prof. Alvarenga realizou outra Oficina Pedagógica
  










Alunos e professores participaram da capacitação SAP Foundation Plus realizada pela MDL Condulting

Alunos e professores dos cursos Técnico em Administração e Técnico em Informática da Etec Prof. Ídio Zucchi - Bebedouro, participaram da capacitação SAP Foundation Plus realizada pela MDL Condulting. O evento ocorreu no Confort Hotel na cidade de Sertãozinho.
O sistema SAP e o maior software de Gestão Empresarial do mundo, presente em mais de 80% das empresas multinacionais, o coordenador dos cursos na área de gestão professor Eduardo Soares da Hora, relata que “o treinamento com o sistema SAP de gestão, presente em grande parte das empresas pelo mundo, foi sem dúvida uma experiência única e marcante para a formação profissional de todos”, já o coordenador de cursos no eixo tecnológico de informática, professor André Luiz Macedo, ficou muito satisfeito com o envolvimento dos alunos da classe descentralizada de Monte Azul Paulista “os alunos adoraram, e houve uma movimentação bem intensa para a participação no treinamento, todos ficaram muito empolgados com a oportunidade”.

 Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.






Rodrigo Pinheiro Campos
ATA I 
Centro Paula Souza - Etec Professor Idio Zucchi
Bebedouro/SP

Etec de Olímpia fecha participação no 50º FEFOL com chave de ouro

Foi muito elogiada por todos a participação da Etec de Olímpia no desfile de encerramento do 50º Festival do Folclore de Olímpia. O carro alegórico que homenageou o Festival e também divulgou a Festa das Nações da Etec, com a participação dos alunos do Ensino Médio, cada um com trajes típicos do país e outro carregando as bandeiras dos países que serão representados na Festa. O desfile do dia 17 de agosto de 2014 teve um público de milhares de pessoas espalhadas pela Av. Aurora Forti Neves e apresentou, além dos carros alegóricos, 48 grupos folclóricos de Olímpia e de 13 estados brasileiros. A Etec de Olímpia agradece ao Dr. Gilson Carlos Miranda, organizador do desfile, pelo convite para que nossa escola pudesse participar deste grande evento que de forma brilhante, fechou a participação da Etec no Jubileu de Ouro do Festival do Folclore de Olímpia.​

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.







José Carlos Seno Jr.
Assistente Técnico Administrativo I
ETEC de Olímpia - 232
Olímpia-SP.


Metodologia diversificada – Painel – Prof.ª Maria Inês Cutlac – Língua Portuguesa e Literatura

Partindo da metodologia Painel desenvolvida nas primeiras séries do Ensino Médio da Etec Prof. Alcídio de Souza Prado (Orlândia) como uma recuperação contínua do assunto: radicais gregos e latinos e uma grande lista de palavras formadas por tais radicais. Estas palavras, desconhecidas dos alunos, foram procuradas, pesquisadas, no dicionário, de maneira que ao longo deste trabalho os alunos já foram dominando os significados, diminuindo a busca na fonte lexical. Tal trabalho fixou e ampliou o vocabulário dos alunos, tornando familiares as palavras e os termos da biologia e da física e não apenas, da língua mãe.

O trabalho partiu de uma pesquisa onde foi dada uma semana para sua realização, sendo que para o start foi dada uma aula da professora, permitindo uma orientação individualizada.
O Painel propunha como objetivo esclarecer e desafiar os alunos para o tipo específico de apresentação. Cada equipe, além de buscar uma forma criativa e motivadora, apresentou para a classe a sua proposta, escolhendo alunos de outras equipes para dar respostas às cruzadinhas, caça-palavras, explicações nas legendas para preenchimento. Outras formas de apresentação também estiveram presentes.

Após a apresentação do Painel em sala de aula os alunos montaram exposição no pátio da Etec para apreciação geral.

O que contou para avaliação: O julgamento de outros alunos no ato da apresentação, a clareza e correção do trabalho a criatividade e o interesse despertado nos outros alunos.

Esta metodologia aplicada numa base tecnológica simples deu como resposta eficiência e eficácia dos alunos no processo de ensino aprendizagem.

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.





Rosângela Marques
Coordenadora Pedagógica
Etec Prof. Alcídio de Souza Prado
Orlândia - SP

Ex-aluno da Etec Prof. Alcídio de Souza Prado (Orlândia) é selecionado entre mais de 1400 candidatos para cargo na GE.

Mais uma vez a Etec Professor Alcídio de Souza Prado (Orlândia) divulga com orgulho, que seu ex- aluno Jônatas Vanzolini Gallego ingressou no cargo do Programa de liderança de Gestão de Operações (OMLP) para a P&W (Power & Water), cuja função será liderar equipe de fabricação na produção de produtos, supervisionar os fornecedores para melhorar a qualidade do produto e negociar preços, após seleção de candidatos ao cargo num total de 1470 pessoas. Estará rotacionando a cada 6 meses num período de 2 anos  em diferentes plantas da GE no mundo inteiro. Ele já havia sido premiado ao participar do Lean Challenge, também na GE, onde os estudantes desenvolveram projetos inovadores para melhorar a linha de produção das fábricas da empresa.  

Em paralelo com as rotações fará treinamento nos EUA , além de um mestrado na Penn State University em Supply Chain e certificação  Green Belt ( certificado lean – seis sigma de qualidade). Jônatas, sempre estudou em escolas públicas até o ensino médio, conseguiu bolsa através do Pro Uni na Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo, uma das melhores e mais respeitadas instituições do país.


Na ocasião, felicitamos a família e ao excelente aluno e profissional em que se tornou.

Informação cedida/ autorizada pela Unidade Escolar.

Rosângela Marques
Coordenadora Pedagógica
Etec Prof. Alcídio de Souza Prado 
Orlândia


Projeto: Desvio para o Azul na Etec Prof. Alcídio de Souza Prado - Orlândia

Arte - Desvio para o Azul na Etec Prof. Alcídio de Souza Prado (Orlândia) - Projeto executado em 04/04/2014.
Projeto que foi cadastro e pré-selecionado no XV Prêmio Arte na Escola Cidadã.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Arte na Escola Cidadã é uma realização do Instituto Arte na Escola e do SESI, e tem por objetivo, identificar, reconhecer e divulgar projetos exemplares na área de Arte. É o único prêmio nacional destinado a professores de Arte e às escolas onde lecionam e desenvolvem projetos nas quatro linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Música ou Teatro.




Segue o resumo do projeto:

DESVIO PARA O AZUL NA ETEC.

A instalação “Desvio para o azul na ETEC” aconteceu em sua segunda montagem, sendo que a primeira realizada no ano passado teve como temática a cor vermelha, porque foi inspirada na instalação de Cildo Meireles “Desvio para o Vermelho”, assim os alunos imergiram em um ambiente todo vermelho e experimentaram de modo intenso as sensações que esta cor desperta.

A obra “Desvio para o Vermelho” tem dupla potência de ação comunicativa, pois constitui um campo magnético de contaminação e transbordamento dos sentidos pelo vermelho. A leitura desta obra ocorre pela interação e imersão corpórea, por isso que a sua releitura precisa acontecer por meio de uma instalação, onde os alunos participaram de todo processo: estudo da ideia de Cildo Meireles para a criação da obra, discussão, adaptação e execução da proposta no ambiente escolar.

Logo na primeira semana do ano letivo, mostrei diversas obras, fiz uma investigação sobre os conhecimentos destes alunos e percebi uma dificuldade em fruir obras contemporâneas. Visto que os alunos não tinham um repertório cultural amplo, as expectativas de aprendizagens foram significativas, porque tudo que foi apresentado  é novo. Percebi desde o inicio uma vontade e ao mesmo tempo uma curiosidade em desvendar este universo contemporâneo.

Depois da primeira parte investigativa, mostrei por meio de slide a obra “Fonte” de Duchamp para permitir a reflexão sobre essa nova concepção de se pensar uma obra de arte. O lema de nossas discussões foi frisado e debatido: qualquer objeto aceito como arte torna-se artístico, para isso foi lido um texto que justifica o porque de um mictório ser considerado uma obra de arte. Em seguida, apresentei a obra “Desvio para o Vermelho”, permiti o diálogo sobre a leitura desta obra e lancei a proposta de realizar o conceito desta instalação no ambiente escolar. Motivei-os com a ideia mostrando fotos da instalação anterior e propus mudarmos a cor, no caso, para a azul, para que os alunos dos anos anteriores participassem da experiência de imergir em uma cor que a princípio trás sensações opostas ao vermelho.

Num segundo momento, solicitei que os alunos dos 1º anos entrevistassem os alunos dos 2º anos para que tivessem informações sobre as reações que a instalação “Desvio para o Vermelho” aflorou e assim terem parâmetros de comparação em relação a nova instalação.

Organizamos as ações e estipulamos um cronograma e conversamos sobre como faríamos para enriquecer o ambiente artístico e propiciar com mais intensidade essa imersão pelos sentidos por meio do azul.

Nestas discussões produtivas, os alunos quiseram encenar um duelo entre dois reinos que disputariam a posse pela cor azul.

Na manhã de sexta-feira praticamente todo o pátio da escola já estava coberto, músicas com a temática azul tocava, os alunos foram caracterizados, puxamos fitas azuis e enchemos bexigas por todo o pátio. O clima escolar naquela manhã já estava totalmente diferente. Cinco minutos antes do sinal do recreio a banda já tocava, todos os alunos dos outros anos desceram e curiosos aguardaram a performance, em seguida, em cada escada da escola, dois grupos de reinos se posicionavam, o primeiro reino desceu ao som do solo da guitarra, o segundo reino desceu ao som do solo da bateria, eles duelaram, a banda uniu-se e os dois reinos dominaram aquele espaço junto com toda a comunidade escolar que num ambiente totalmente calmo e aconchegante curtiu um rock and roll.

Todos os três primeiros anos do Ensino Médio trabalharam juntos. Para os alunos foi importante esta experiência de unir as turmas, eles perceberam que organizar e executar uma instalação desta dimensão precisa-se de integração e interesse por meio da participação ativa.

Depois de vivenciar a instalação os alunos postaram no portal da escola suas considerações sobre este projeto, algumas perguntas foram feitas para instigar as reflexões. Em paralelo com o projeto outras obras contemporâneas, tais como: “Beam Drop” de Cris Burden; “Embora” e “Metade da Fala no Chão” de Tatiana Blass, “Linda do Rosário” de Adriana Varejão foram apresentadas e por meio da análise de obras discutidas, os alunos escreveram suas percepções e principalmente o que aprenderam com a obra ao investiga-la/apreciá-la.

É importante que os alunos aprendam que há várias formas de ler uma obra de arte e que nem todas as obras levam a contemplação, ao contrário, um dos caminhos de percepção desta instalação são as reações físicas diversas e nem sempre agradáveis nas pessoas.

Já na conclusão do 1º Bimestre percebi uma mudança na fala dos alunos, da tradicional frase: “Vixi, que obra é essa?”para “que obra vamos estudar hoje, professora?”. Sempre que estudávamos uma obra eles sugeriram uma atividade prática, algumas vezes viáveis, outras não, porém a ideia do criar e do fazer artístico contextualizado sempre estava associado.

 Este projeto tornou-se importante para permitir que os alunos entendam que o universo artístico vai além do quadro ou da moldura, portanto o conceito de arte é bem mais amplo e pertinente à todos.

Os alunos dos 2º e 3º anos tiveram uma relação íntima com a instalação porque já haviam vivenciado-na  anteriormente. Então aqueles questionamentos muitas vezes preconceituosos sobre contemporaneidade, como por exemplo, “isso é arte?”, “pra que serve?” foram esquecidos para dar lugar a fruição. Isso demonstrou uma maturidade da relação que eles tinham com o ensino de Arte, eles perceberam que o fazer está ligado ao conhecimento, que produzir uma obra não é algo como somente buscar uma inspiração, como se essa inspiração acontecesse num passe de mágica, eles perceberam que o ensino de Arte e especialmente a contemporânea é algo possível de ser ensinado e que este território é tão amplo e enriquecedor que nos faz buscar interesse em outras áreas do conhecimento e não o contrário.

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.

Rosângela Marques
Coordenadora Pedagógica
Etec Alcídio de Souza Prado - Orlândia



Alunos visitaram o Laticínio Galba em Guaíra

Os alunos dos cursos Técnicos em Alimentos, Cozinha, Meio Ambiente e Nutrição e Dietética da Etec Coronel Raphael Brandão (Barretos) visitaram o Laticínio Galba na cidade de Guaíra e puderam conhecer os processos de pasteurização do leite, a produção de bebida láctea de sabores variados, os tipos de embalagens utilizadas para o envase da bebida láctea (saquinhos de 1 L e garrafas de 1 L), além dos equipamentos utilizados na pasteurização do leite e na fermentação das bebida  e controle de qualidade.

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.









Prof.ª Stella Karina
Coordenadora Pedagógica
Etec Coronel Raphael Brandão (Barretos)