sexta-feira, 30 de maio de 2014

Sábado letivo - Etec Prof. Alcídio de Souza Prado (Orlândia)

No dia 24 de maio de 2014, a Etec Prof. Alcídio de Souza Padro (Orlândia) realizou mais um sábado letivo, com a visita da Prefeita da cidade de Orlândia Drª Flávia Mendes Gomes falando sobre Gestão Pública, ainda visita a exposição sobre o Egito na cidade de Ribeirão Preto e Visita técnica à empresa Intelli em Orlândia. Com a participação de 290 alunos de todos os períodos.

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.






Rosângela Marques
Coordenadora Pedagógica
Etec Prof. Alcídio de Souza Padro (Orlândia)

Aula Inaugural Curso Via Rápida de Assistente Administrativo – Etec Prof. Alcídio de Souza Prado - Orlândia

Em 19 de maio de 2014, iniciou mais uma turma do Programa Via-Rápida Emprego na Etec Prof. Alcídio de Souza Prado (Orlândia), com o curso de Assistente Administrativo - duração de 60 horas.
A aula inaugural teve a presença do Sr. Luis Cesar Petita, diretor da Etec, da Sra. Flávia Mendes Gomes, prefeita da cidade de Orlândia e da Sra. Marisa M. Caldana de Carvalho, representante da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo, do professor da turma João Paulo Balúgoli e da Coordenação do Via-Rápida na Etec representada pelo Assistente Administrativo Alex Pironte.
A equipe da prefeita tem participado sempre do programa através das aulas inaugurais e também das formaturas das turmas, frisando sempre a importância da qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho.

Para o próximo mês, junho, teremos mais duas turmas do programa, Cozinheiro Geral a ser realizado na própria Etec e Assistente Administrativo que será realizado na cidade Nuporanga.

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.




Rosângela Marques
Coordenadora Pedagógica
Etec Prof. Alcídio de Souza Prado - Orlândia

Etec Prof. Carmelino Correa Júnior (Franca) promove evento em comemoração ao Dia Nacional do Café


Todo dia é dia de café, como comprova o fato de 95% dos brasileiros acima dos 15 anos consumirem ao menos uma xícara diariamente. Só isso já poderia ser considerado uma grande homenagem a essa bebida. Mas desde 2005, quando a data 24 de Maio de 2014 foi incorporada ao Calendário Brasileiro de Eventos como Dia Nacional do Café, a comemoração ganhou outra dimensão, passando a ser festejada por indústrias, produtores, exportadores, técnicos da área, cooperativas, varejo, cafeterias e por todos os apaixonados por café.A sugestão de se criar o Dia Nacional do Café no mês de maio, época que marca o início da colheita na maioria das regiões produtoras do país, foi feita pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café.

O objetivo é promover, valorizar e manter viva, junto aos consumidores, a importância histórica, social e econômica deste produto que é cultivado há 284 anos em terras brasileiras, desde que as primeiras mudas foram trazidas da Guiana Francesa para Belém, no Pará, por Francisco Melo Palheta, em 1727. Ao resgatar a história, a ABIC também pretende mostrar a razão dessa bebida mundialmente milenar se manter tão moderna e atual: uma prazerosa xícara de café é fonte de energia e também de pausa na correria do dia a dia.



A Etec Professor Carmelino Corrêa Júnior de Franca, em comemoração ao Dia Nacional do Café, juntamente com as turmas do Curso Técnico em Cafeicultura promove no dia:
27/05/2014


PALESTRA:

Mercado de Café
José Edson da Silva – Corretora de Café Silva e Diniz

Após PALESTRA:











Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.
Fátima Lespinassi
Coordenadora Pedagógica
ETEC Professor Carmelino Corrêa Júnior - 046 - Franca - SP


Alunos da Etec Prof. Carmelino Corrêa Junior (Agrícola de Franca) realiza viagem para a 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Com o intuito de reconhecer, valorizar e incentivar cada vez mais novos leitores da Etec Prof. Carmelino Corrêa Júnior, a bibliotecária Marina Jorge Bertanha Paganucci fez um levantamento das estatísticas de empréstimo e premiou 14 alunos (que mais retiraram livros) com a viagem à 14ª Feira Nacional do Livro, na cidade de Ribeirão Preto – SP no dia 23 de maio de 2014.

Sobre a Feira do Livro

“A Fundação Feira do Livro de Ribeirão, entidade sem fins lucrativos, foi criada em fevereiro de 2004 com um compromisso bem definido: formar leitores por meio da promoção e valorização da cultura, da educação, do livro e da leitura. Em seus quase dez anos, a Fundação, constituída como utilidade pública municipal e estadual, reforçou esse compromisso com a realização anual da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, evento que terá sua 14ª edição em 2014.
Ela também estimula e monitora a atuação legislativa referente às políticas públicas culturais. Uma das prioridades é colaborar com entidades públicas e privadas, em tudo que possa ser de interesse público, em relação ao livro, à leitura e à promoção do patrimônio histórico.
É promovido, anualmente, junto com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, uma das quatro mais importantes do Brasil e uma das maiores a céu aberto do mundo. A Feira é realizada nas praças centrais da cidade e em espaços culturais do entorno, somando mais de 16 mil m²”.
Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.







Fátima Lespinassi
Coordenadora Pedagógica

ETEC Professor Carmelino Corrêa Júnior - 046 - Franca - SP

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Diretora Regional de Turismo faz palestra para alunos da Etec de Olímpia

A diretora da Delegacia Regional de Turismo de São José do Rio Preto, Célia Gomes, esteve no dia 24 de maio de 2014 (sábado) ministrando palestra para os alunos do curso de Técnico em Hospedagem e também de outros cursos da Etec de Olímpia, onde falou sobre a importância dos megaeventos que estão acontecendo no Brasil, da importância do turismo, do turista em si e o envolvimento do poder público, privado e população local em prol do turismo. A organização do evento esteve a cargo da Coordenadora Amanda Cristina Conceição e professores do Eixo de Hospitalidade e Lazer da Etec de Olímpia.

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.




José Carlos Seno Jr.
Assistente Técnico Administrativo I
Etec de Olímpia - 232
Olímpia-SP.


quarta-feira, 28 de maio de 2014

Projeto "Câmara Jovem" - Etec de Olímpia

Dentro do Projeto "Câmara Jovem" de autoria do Vereador Beto Puttini, os Jovens Vereadores da Etec de Olímpia, Henrique Olmos e Julia Lourenço, apresentam no dia 27 de maio de 2014, no plenário da Câmara Municipal de Olímpia o projeto visando o encaminhamento do jovem para o mercado de trabalho.

O projeto é baseado na dificuldade dos jovens em encontrar emprego, mesmo após a profissionalização (em cursos técnicos ou profissionalizantes), somado ao fato de as pessoas jurídicas de direito privado e os empresários individuais terem uma grande demanda de funcionários qualificados em Olímpia, propõe a criação de um órgão responsável por fazer a "ligação" desses jovens com as pessoas jurídicas de direito privado e empresários individuais interessados, beneficiando a ambos, além de proporcionar isenções fiscais a esses estabelecimentos. Alunos e professores da Etec estiveram presentes prestigiando o evento.

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.



José Carlos Seno Jr.
Assistente Técnico Administrativo I
Etec de Olímpia - 232

Olímpia-SP.

Projeto "Dia das Mães" - Etec Prof. Alcídio de Souza Prado - Orlândia

O projeto “Dia das mães” foi realizado no período de 05 de maio a 09 de maio de 2014. Durante os dias 05, 06, 07 e 08, os alunos do Ensino Médio fizeram doações de materiais de higiene com a finalidade montar quites que, posteriormente, foram entregues para as moradoras do “Lar Frederico Ozanan”. Dentre os produtos doados estavam: sabonetes, cremes dentais, escovas de dente, xampu, esmaltes, artefatos para unhas, cremes, hidratantes, desodorantes, maquiagem e acessórios. Além dos quites, também foram doados 2 bolos e alguns refrigerantes.
A entrega das arrecadações foi feita no dia 09/05. Foram sorteados dois alunos de cada sala e esses foram acompanhados pelas professoras Mara, Pricila, pelo diretor Luis Cesar Petita e pelo orientador educacional Ricardo Ribeiro. 
Os alunos foram até o lar com o ônibus cedido gratuitamente pela prefeitura Municipal de Orlândia. Ao chegar ao asilo, os discentes fizeram a entrega dos quites e cantaram músicas. Foi uma grande emoção. Após a visita, no caminho de volta à escola, muitos alunos, dentro do ônibus, deram seus depoimentos emocionados sobre a importância do ato que haviam praticado.
Acreditamos que o principal objetivo desse projeto tenha sido cumprido: o de despertar a criticidade e a solidariedade dos alunos para que esses atuem de forma cidadã na sociedade em que estão inseridos.

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.










Rosângela Marques
Coordenadora Pedagógica
Etec Prof. Alcídio de Souza Prado - Orlândia 

Convite: “I Simpósio de Agronegócios da Etec Prof. Idio Zucchi em Bebedouro”

O curso de Técnico em Agronegócio da Etec Prof. Ídio Zucchi (Bebedouro) iniciou suas atividades em 2013, contando hoje aproximadamente 80 alunos.  A região de Bebedouro foi escolhida para sediar o curso de Técnico em Agronegócios por apresentar grande diversificação de culturas como: Gado de Corte e Leite, Avicultura de corte e postura, Suinocultura, Piscicultura, Ovinocultura, Cunicultura, Citricultura, Cana-de-Açúcar e Grãos. Além disso, as diferenças de manejo e adoção de tecnologia entre as propriedades da região fornecem um vasto campo para as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Nesse sentido, iremos realizar o “I Simpósio de Agronegócios da Etec Prof. Idio Zucchi”, durante os dias 28 e 29 de maio de 2014. O evento acontecerá no Auditório da ETEC, localizado na rua: Lúcio Sarti, n°809 – Bebedouro/SP. O tema central do Simpósio será “Atualidades do Agronegócio – Produção Animal e Vegetal”, por meio do qual pretendemos trazer aos alunos, técnicos e produtores informações atualizadas na área e promover assim uma maior integração de nossa unidade com a comunidade em geral.
Em função do exposto, a Comissão Organizadora tem a satisfação de convidar a vossa senhoria para participar conosco do evento.

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.



Profa. Andrea Bessa Carnassa

 Diretora de Escola Técnica

Etec de Olímpia encerra a Semana Paulo Freire

No dia 24 de maio de 2014, terminou na Casa da Cultura de Olímpia a "Semana Paulo Freire" da Etec de Olímpia. Na ocasião aconteceram duas palestras, a primeira com o Coordenador do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) da Prefeitura de Olímpia José Augusto Depieri Branco, com o tema "Drogas".

Em seguida, foi a vez do Professor da Etec Cel. Raphael Brandão de Barretos, Éder José de Almeida Silva com palestra sobre "Cyberbullying". Logo após as palestras aconteceu um show de talentos com os alunos da Etec.

As alunas do 3A Juliana, Letícia Ferreira, Francine e Carla apresentaram um número de dança moderna, assim como os alunos do 2B Guilherme Aranha, Luiz Henrique e Rafael Mesquita. Também se apresentaram os novos talentos Sérgio Oliveira Filho, do 1B além de Bruna Oliveira (1A) e Bárbara Christófolo (2A) com números musicais. A Semana Paulo Freire foi organizada pelos professores e coordenadores do Ensino Médio e a colaboração do Grêmio Estudantil da Etec de Olímpia. Presentes também os alunos de Informática da Classe Descentralizada de Severínia sob a Coordenação do Prof. Dedylon Antônio Garcia.

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.









José Carlos Seno Jr.
Assistente Técnico Administrativo I
ETEC de Olímpia - 232

Olímpia-SP.

Expo Etec Copa do Mundo é realizada na Etec Laurindo Alves de Queiroz (Miguelópolis)

Nos dias 22 e 23 de maio de 2014 a Etec Laurindo Alves de Queiroz (Miguelópolis) realizou a Expo Etec Copa do Mundo, destacando em seus Stands as cidades Sedes da Copa. A Usina da Dança fez a Abertura do Evento logo após os alunos sob orientação do Coreógrafo Gustavo fez uma apresentação de Dança que contagiou todos os presentes, todas as Autoridades e Convidados logo após as apresentações visitaram os Stands Temáticos, onde os alunos orientados pelos professores explicavam as características principais de cada Cidade. A Diretora Ana Paula Marra agradece a equipe de Coordenadores, Funcionários, Professores e Alunos, pois mais este Brilhante evento.

Informações e imagens cedidas/ autorizadas pela Unidade Escolar.



















Luiz Fernando Souza de Medeiros
Coordenador de Área Ensino Médio e Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.
ETEC Laurindo Alves de Queiroz – 079
Miguelópolis – SP